Com foco em deslocamentos ágeis e com facilidade para pousar nos mais diversos locais, muitas vezes, as viagens de helicóptero acabam durando pouco. Com isso, confortos e requinte nem sempre são levados em consideração.
No entanto, algumas aeronaves podem ter um interior mais luxuoso que a primeira classe de muitas companhias aéreas. Um desses exemplos é a série ACH (Airbus Corporate Helicopters), da Airbus. O interior desses helicópteros pode ser personalizado de acordo com o interesse do cliente. São feitas parcerias com marcas e profissionais famosos, como Hermès, Mercedes-Benz e o designer inglês de iates Peder Eidsgaard.
Imagem: Marcus Schlaf/Airbus Corporate Helicopters
Imagem: Michael Lopez/Airbus Corporate Helicopters
Uma parceria entre a Airbus e a Mercedes-Benz resultou em uma série exclusiva dos ACH145, o Mercedes-Benz Style. O interior desse helicóptero lembra os carros da fabricante alemã, com detalhes no couro e nos cintos de segurança que remetem aos produtos daquela marca.
Uma iluminação personalizada também pode ser encontrada nesse modelo, que tem os vidros escurecidos para tornar a viagem mais confortável. A privacidade também faz parte desse helicóptero, que tem o espaço dos passageiros fechado, separado da área de pilotagem do restante da cabine.
Sua capacidade de transporte é de até nove passageiros (mais o piloto), e tem um alcance que chega a 819 km, voando por mais de quatro horas e meia.
Imagem: Divulgação/Sikorsky
A versão de transporte VIP do Sikorsky S-76 se destaca em relação aos demais modelos dessa família de helicópteros por possuir um interior personalizado, com frigobar e cabine de passageiros isolada da cabine de pilotagem, garantindo mais silêncio à aeronave.
O modelo VIP do S-76 também se diferencia dos modelos de transporte comum e de resgate aeromédico, por exemplo, por possuir ar-condicionado como item de série, garantindo mais conforto ainda para quem voa nele. Não à toa, foi um dos helicópteros escolhidos para transportar a rainha Elizabeth 2ª, da Inglaterra.
O modelo S-76D, focado exclusivamente no mercado VIP, atinge a velocidade máxima de 287 km/h. Normalmente, esse helicóptero comportaria até 13 passageiros e mais dois tripulantes. Entretanto, o modelo VIP tem sua cabine alterada para manter o conforto e o luxo interior, o que pode significar transportar menos pessoas.
Imagem: Divulgação/Leonardo Helicopters
O modelo VIP do Leonardo AW139 tem vários modelos de interiores para o público de luxo. Entre eles, estão os interiores executivo, fivestar (cinco estrelas), corporativo e luxo. Seu interior, além de frigobar e ar-condicionado, tende a se diferenciar do modelo de transporte executivo por contar com acabamento amadeirado e carpete.
Muitos helicópteros não têm ar-condicionado por causa do peso e porque a temperatura diminui quando estão em voo.
Dependendo do interior escolhido, é possível transportar até 15 passageiros, além de dois tripulantes. Nos modelos de luxo, a porta é maior, e o helicóptero ainda conta com um degrau retrátil para facilitar o embarque e um bagageiro com maior capacidade que nos modelos da família AW139.
Imagem: Divulgação/Mecaer Aviation Group
Imagem: Divulgação/Mecaer Aviation Group
Nem todo helicóptero sai de fábrica com um interior luxuoso por padrão. Os proprietários de aeronaves podem adquirir um modelo mais simples e personalizar o interior depois.
Uma das empresas que fazem esse serviço é a Mecaer. A empresa possui em seu catálogo o interior batizado de Silens. Ele tem um isolamento acústico reforçado, que permite aos passageiros conversarem sem precisar utilizar fones de ouvido durante os voos.
Isso é um diferencial em comparação com outros helicópteros, já que, diferentemente dos jatinhos executivos, a maioria dessas aeronaves possui um nível de ruído elevado em seus interiores, dificultando a comunicação.
A Mecaer também faz a personalização de interiores com o modelo MAGnificent. O cliente pode escolher o material do interior e do estofamento.
A personalização se adapta à estrutura já presente nos helicópteros. Isso requer o mínimo de alterações, o que economiza custos e diminui o peso da aeronave em certas situações, já que não requer novas peças. A empresa não revelou o preço das adaptações de luxo.
Fonte : uol